Estou hoje aqui numa aula de zoologia de vertebrados, e o novo professor me parece uma persona engraçada. O professor de zoologia está ensinando sobre aves e mamíferos, e ele me disse que as aves surgiram depois dos mamíferos, mas eu não acreditei muito nele no primeiro momento, e talvez nunca acredite totalmente. Ah, ele também me disse que a origem da característica endotérmica pode ser polifilética ou difilética. Ele passa uma segurança natural, coisa de Zoólogo, mestre e doutor. Ele é gordinho, oriental e lembra o japonês mais figura da minha adolescência (sorte do meu amigo oriental não ser tão gordinho, ainda). Mas nada disso importa muito, eu queria mesmo era estudar macacos, pelo menos hoje era isso que eu queria.
O Zoólogo figurinha não quis me ensinar sobre macacos, pelo menos não naquele dia, então tive que estudar as aves mesmo. Droga, a Seriema me parece tão chata, ela nem sequer voa direito, tanto passarinho legal pra gente ver no Power point e tudo que ele me mostra é uma Seriema? Hahaha... Só dando risada para aguentar tudo isso, essa academia só ferrenha minha vida. Pior de tudo é que sou atento, e to entendendo que o voo tem todo um lance de se jogar de um substrato superior pra se lançar em voo. Engraçado, esse jogo de palavras me soou bem, quando soa bem geralmente é porque faz sentido, e se faz sentido vale a pena ser escrito.
Já que estou numa aula de aves, vou tentar te ensinar algo sobre esses bichos com penas. Os Penados são um grande grupo de animais, não lembro exatamente que grupo, mas lembro que eles pertencem a um grupo ainda maior junto com os Repteis (algo como Reptilomorfa). O lance é que os penados, mais aqueles bichinhos todos parentes dos crocodilos e das serpentes estão juntos em algumas rodas sociais, festejando, dando um role pela mata, ou comendo uns aos outros. É importante lembrar que uma ave é mais parente de um jacaré e de uma cobra do que de um macaco. Acho que era isso que meu professor queria me ensinar basicamente, mas ele deu azar, eu não sou muito disciplinado.
Ah não! Cansei de escrever e o professor ainda está falando a respeito das especializações para o voo dos penados. Os penados não são os únicos voadores, temos até aranhas que dão uns roles por ai no céu. Mas antes dos penados, os parentes dos jacarés e das cobras já arriscavam voar por ai na Terra...
Eu sei que esse papo está sem cabeça, e nem um dedinho do pé, mas aposto que se você já deu risada durante a leitura alguma vez, vai adorar estas palavras que soam gostoso e sem muita regra na cabeça. Você vai ter que sentir, ler um pouquinho e viver um montão, sem muita regra para sintonizar com o livro. Ai tudo fará sentido.
Voltando para a minha aula que não trata dos macacos, fiquei sabendo que os penados choram sal. Também descobri que os parentes dos crocodilos e das serpentes não são muito emotivos, parece que o sangue deles não sobe muito à cabeça. Até que isso aqui está sendo instrutivo.
Agora vou indo, até a próxima página, e fique sabendo já de antemão que vou falar bastante dos macacos. Fique sabendo que os macacos frequentam as rodas sociais dos primatas, e estes também me parecem bem intrigantes.
15/10/2010 – Uma noite de aula monótona.
Legall Silva, gostei do seu texto =)
ResponderExcluirbeijoooos smeg!
Pikeno! muito bom cara! vc escreve muito bem! :D
ResponderExcluirvlw smeg, vlw xuxa
ResponderExcluir=D